O BLOG JAÉ TEM COMO OBJETIVO ÚNICO A EVANGELIZAÇÃO, NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, E TODO O MATERIAL DIVULGADO QUANDO NÃO PERTENCE AO BLOG É UTILIZADO SOMENTE PARA DIVULGAÇÃO E PARA SALVAÇÃO DAS ALMAS

 

Já É! Já É! Author
Title: 1º - Nossa Senhora das Graças ou Medalha Milagrosa
Author: Já É!
Rating 5 of 5 Des:
Novena e origem da devoção Introdução Adoramos somente a Deus, mas veneramos os santos e, de modo especial, Nossa Senhora. Ess...

Novena e origem da devoção



Introdução

Adoramos somente a Deus, mas veneramos os santos e, de modo especial, Nossa Senhora. Essa veneração é um sentimento íntimo, sincero, que nos ressalta a dignidade e a grandeza de Maria. Por seu intermédio, que reconhecemos a bondade infinita de Deus, que nela fez resplandecer, mais do que em qualquer criatura, seus atributos e perfeições.
Os nove dias que passaremos em companhia de Nossa Senhoras das Graças serão uma ótima oportunidade para refletirmos  sobre o significado de Maria no mistério de Cristo e sobre sua presença ativa e exemplar na vida da igreja.
"Assim como a estrela da manhã, conjuntamente com a aurora, precede o nascer do sol, assim também Maria, desde a sua Conceição Imaculada, precedeu a vinda do Salvador, o nascer do sol da justiça na história do gênero humano" ( Encíclica Redemptoris Mater).
Por ela, Cristo veio até nós e não há melhor caminho para se chegar  até ele senão por Maria, assim como não há nenhuma outra maneira de se obter favores e graças senão por ela, invocada com o título de Nossa Senhora das Graças.
"Mulher, es tão poderosa e tão valiosa junto de Deus, que quem quiser alguma graça e não recorre a ti, seu desejo é como se quisesse voar sem asas" (Dante Alighieri).

Origem da Medalha Milagrosa

Na frança do século XVII, uma importante aparição da Virgem Maria fez nascer a devoção à Medalha Milagrosa ou a Nossa Senhora das Graças. Maria Imaculada escolheu para sua mensageira e propagadora de sua devoção um jovem noviça da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris.
Catarina Labouré nasceu em Côte d'Or, na França, em 1806, e, quando Nossa Senhora lhe apareceu, fazia apenas dois meses que havia sido admitida no noviciado.
No dia 18 de julho de 1830, despertada pelo seu anjo da guarda, ela foi se encontrar com Nossa Senhora na capela do convento. A partir daquele dia, Catarina Labouré, seguindo o conselho da Santíssima Virgem, voltaria muitas vezes ao altar da capela. "Vinde aos pés deste altar: aqui as graças serão derramadas sobre todas as pessoas que as pedirem com confiança. Elas serão derramadas sobre os grandes e os pequenos".
De todas as manifestações da Santíssima Virgem, a mais importante foi a do dia 27 de novembro de 1830, em que foram apresentados os símbolos da Medalha Milagrosa fixados por Nossa Senhora, que prometeu abundantes graças a quantos a levassem consigo. As primeiras medalhas, que logo se espalharam pelo mundo todo, foram cunhadas em 1832.
Foram tantos os milagres e as graças que se operaram por meio da Medalha da Imaculada Conceição que logo o povo fiel a chamou de Milagrosa. A prodigiosa conversão do judeu Afonse Ratisbone impulsionou a publicação do decreto da Sagrada Congregação dos Ritos, que autorizou, no dia 23 de junho de 1894, a instituição da festa da Medalha Milagrosa ou de Nossa Senhoras das Graças.
As filhas de Maria e muitos santos, entre os quais João Bosco, Teresinha do Menina Jesus, Vicenti Pallotti e Maximiliano Kolbe, tornaram-se grandes devotos e propagadores da Medalha Milagrosa.
Santa Catarina de Labouré faleceu em 1876 e foi canonizada em 1947.
Seguindo a devoção de santa Catarina, aproveitemos essa dádiva de Deus, usando-a com fé e confiança, tendo assim certeza da proteção no momento da morte.

PRIMEIRO DIA
Contemplando a Medalha Milagrosa: a aparição de 27 de novembro de 1830


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Invocação a Maria Santíssima

Dignai-vos a aceitar as nossas orações, ó Santa Virgem, Mãe de Deus. Tornai-nos fortes contra os inimigos.

Um pouco da história e reflexão

Catarina Labouré contemplava a Virgem, extasiada diante de tanta beleza e doçura, quando – ela mesmo quem conta – “Se formou, então, em torno da Virgem um quadro de forma oval, em que havia, em letras de ouro, estas palavras: Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós. Então uma voz se fez ouvir, que me disse: 'Faze cunhar uma medalha, conforme este modelo. As pessoas que a trouxerem ao pescoço receberão muitas graças. “As graças serão abundantes para os que a trouxerem com inteira confiança'. No mesmo instante, as mãos carregadas de anéis que seguravam o globo abaixaram-se, abrindo-se, despejando raios sobre o globo em que a Virgem pousava os pés esmagando a serpente infernal. 
Depois o quadro se voltou mostrando, no reverso, um conjunto de emblemas, no centro um grande M, o monograma de Maria, encimado por uma cruz sobre uma barra; abaixo do monograma, dois corações; o da esquerda cercado de espinhos, o da direita transpassado por uma espada. Eram os corações de Jesus e de Maria. Enfim, uma constelação de estrelas, em forma oval, cercando este conjunto."



Oração

Ó Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa, que sempre atendeis ás suplicas dos devotos da Medalha Milagrosa, operando milagres e multiplicando os favores, estendei, Benigna, sobre cada um de nós os braços e as mãos carregadas de graças, e escutai as nossas orações. Ó Mãe, confiantes na vossa poderosa e segura intercessão, nesta hora angustiante, humildemente vos pedimos a graça de que tanto necessitamos  ( fazer o pedido ), para honra vossa e para gloria de vosso Filho Jesus, que vive e reina com Pai e o Espírito Santo, por todos os séculos. Amém.


         Pai-Nosso, Ave-Maria e Gloria-ao-Pai.
        Ó Maria Concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós



* Novena Nossa Senhora da Graças ou Medalha Milagrosa 

Dia 1 2 3 4 5 6 7 8 9

 Dia 27 de novembro sobre a medalha milagrosa e Nossa Senhora das Graças  leia 
https://www.blogger.com/blog/post/edit/1160475295569065238/385672167634754442

Sobre o JAÉ

Advertisement


 
Top